terça-feira, 11 de setembro de 2012

Carta Pessoal

Olá turma,
Para alguns, enviar cartas parece antiquado, mas, para outros, tem seu charme. Há algum tempo, no entanto, era a única maneira de mandar ou receber notícias de amigos ou parentes distantes. Em alguns lugares ainda é.
Vocês sabem redigir uma carta pessoal? Vejamos as características:
·         O local e a data – Geralmente compõem as partes iniciais, se encontrando posicionados à esquerda da folha;

* O vocativo – Como se trata de uma comunicação relacionada a um assunto livre, poderá haver o emprego de alguns termos coloquiais, até mesmo gírias ou que denotem uma intimidade maior entre os interlocutores, tais como: Querida amiga; brother, caríssimo companheiro, etc. O vocativo pode ser seguido de dois pontos, vírgula ou não conter nenhum sinal de pontuação;

* O texto – Trata-se do discurso propriamente dito, sendo desenvolvido de acordo com a finalidade a qual o remetente se propõe;

* A despedida e a assinatura – Como dito anteriormente, dependendo do grau de intimidade estabelecido pela convivência, a despedida tende a variar, podendo ser formal ou mais cortês, com vista a retratar uma certa afetividade.
Quanto à assinatura, constará apenas o nome do remetente, sem atribuição ao sobrenome, algo bem simples, sem resquícios de formalidade.

Outro aspecto elementar da referida modalidade está no fato de que ela é enviada pelo correio. Para tanto, precisa-se de todos os dados necessários a fazer com que a comunicação seja realmente efetivada, ou seja, na frente do envelope deverá conter os dados do destinatário– nome, endereço completo e CEP. No verso, deverão constar os dados referentes ao remetente, seguidos também de todos os elementos citados.

Você sabia que pode enviar cartas por apenas R$ 0,01? Leia as instruções do Ministério das Comunicações:
·        A  postagem da Carta Social (com tarifa de R$ 0,01) só poderá ser efetuada por beneficiários do Programa Bolsa Família ou seus dependentes. 
·        A Carta Social deve ter peso máximo de 10 gramas e endereçamento do remetente e do destinatário manuscrito.
·        Um mesmo remetente pode efetuar no máximo cinco postagens por dia. A postagem deve ser feita exclusivamente nos guichês de atendimento das agências dos Correios, mediante a comprovação de que o remetente é titular ou dependente de titular do programa Bolsa Família.
·        O envelope deve conter a identificação ‘carta social’.

ü Que tipo de correspondência você recebe?
ü Você envia correspondência? De que tipo?

18 comentários:

  1. Recebo correspondências por emails, celular, redes sociais, entre outras.
    Costumo enviar por redes sociais, hoje em dia tecnologia é tudo e não consigo mim imaginar sem ela. Carta virou "coisa do passado" mas eu gostaria de receber uma.

    ResponderExcluir
  2. Realmente Geovana, a carta nos traz aquela sensação de aconchego. Todos os preparativos para escrever - escolha de papel, desenhar a letra - postar e ficar esperando a resposta. Que tal escrever uma?

    ResponderExcluir
  3. É mesmo,a carta ficou um pouco para o passado mais, hoje em dia ainda recebemos muitas cartas!
    Eu Recebo, a maioria das correspondências por e-mail mas as vezes recebo por cartas postais.
    Apesar de não gostar de enviar cartas e e-mail, envio as vezes.

    ResponderExcluir
  4. Hoje em dia é muito difícil o uso de cartas mas algumas pessoas ainda escrevem!
    Eu mando tanto recebo através de E-mail e minha redes sociais.

    ResponderExcluir
  5. Eu concordo com Geovana, carta virou "coisa do passado" hoje as pessoas normalmente se comunicam através das redes sociais e pelo celular algumas pessoas ainda recebem e enviam cartas eu me comunico através das redes sociais e as vezes quase nunca por cartas.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com Geovana por que hoje em dia as pessoas não usam mais cartas para se comunicar.

    ResponderExcluir
  7. Hoje em dia não se usa mais cartas para se comunicar porque a internet faz com que você se comunique com seus amigos com mais eficiência.
    Quézia

    ResponderExcluir
  8. Hoje em dia costumo receber correspondência pelas redes sócias(Facebook,Orkut,etc.) , pelo celular,e-mail.
    Geralmente envio pela internet de uma forma ,já que é mais pratico,rápido e mais eficiente.
    Thaís

    ResponderExcluir
  9. também concordo com geovana! carta já virou "coisa do passado",
    hoje em dia as pessoas se comunicam pelas redes sociais, celular, etc. Eu acho muito mais pratico.
    Eu envio e recebo correspondências pelas redes sociais.

    Lorenna 8ªsérie/9ºano

    ResponderExcluir
  10. Nos tempos de hoje a internet nos permite a fazer as coisas muito mais rápido,além de ser bem mais prático.
    Na maioria das vezes recebo correspondências por e-mail e costumo enviar da mesma forma.

    Bárbara 8ªsérie/9°ano

    ResponderExcluir
  11. Eu não recebo cartas!Nunca escrevi ou recebi carta de ninguém!Eu envio correspondência por e-mail,bate-papo,celular,etc.Também só recebo correspondência desse tipo, porque é bem mais prático.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Acho que para algumas pessoas as cartas são um meio mais pratico de se comunicar,como aquelas pessoas que não têm muita "intimidade" com a tecnologia.Já no meu caso, costumo receber e enviar
    e-mail,SMS,bate-papo nas redes sociais,entre outros.Para mim é um meio mais rápido e mais pratico de se comunicar.

    ResponderExcluir
  14. Bom,hoje em dia, nesse mundo altamente tecnológico em que vivemos muitos gozam o fato de alguém receber uma carta, um bilhete... costumo receber e enviar mensagens através das redes sociais (facebook, por exemplo), por e-mail e também por torpedos. mas não nego que acho um charme não só mandar como também receber uma carta, ainda mais se nela vem escrita coisas bonitas e carinhosas... Quem quiser me enviar uma "tô" a disposição... kkkk

    Marcella Mangabeira 8ª série

    ResponderExcluir
  15. Eu costumo receber e enviar correspondências via e-mail, em bate - papos de redes sociais, como no Facebook.
    E como Geovana disse, a carta virou "coisa do passado", pois atualmente ela vem sendo substituída pelo e-mail que é a forma mais prática e acessível de se comunicar hoje em dia. Mas ainda há algumas pessoas que preferem utilizar o método da carta para se comunicarem.

    Fernanda Paixão 7ªSérie / 8º Ano

    ResponderExcluir
  16. Eu costumo mandar e receber e-mails, além de ser mais prático do que as cartas, muitas pessoas tem acesso à internet, o que facilita a comunicação. Outra opção são as redes, como por exemplo, o Facebook.
    Apesar de as cartas estarem um pouco ultrapassadas, seria muito legal, mandar e receber!

    Fábia Kelly 8ª série / 9º ano

    ResponderExcluir
  17. prefiro mandar e receber e-mails, pois, é mais rápido e pratico, além de ser mais seguro do que a carta. apesar de o mundo ter avançado muito no setor tecnológico, muitas pessoas continuam enviando cartas. de acordo com algumas pesquisas realizadas, a maioria das pessoas que continuam usando a carta como meio de comunicação são aquelas que nao têm acesso à internet. essa minoria que ainda usa carta, podemos perceber que escrevem melhor que os usuários de redes sociais, e-mail..., ou seja, tem uma caligrafia 'superior', leitura, uso da lingua portuguesa correto.

    ResponderExcluir
  18. Hoje em dia,as pessoas não tem o costume de mandar cartas.No meu caso eu costumo mandar e receber e-mail,trocar msg pelo celular,que é uma forma mais fácil de se comunicar.E concordo com Geovana,Carta virou "coisa do passado".
    Valeria Alves 8ª série / 9º ano

    ResponderExcluir